segunda-feira, 27 de abril de 2009

Racismo

O que é o racismo







O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância da existência das raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outra.






O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.







A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.





Todos somos racistas








A cor é apenas o sinal mais evidente da diferença, porque o nosso racismo na verdade é contra aquele que não é como nós preto, branco, mais alto, mais baixo, que cospe na rua ou usa o boné virado ao contrário.









O nosso racismo, que se faz sentir de maneiras mais ou menos subtis, nasce do nosso medo do desconhecido. E a única forma verdadeira de o vencer é dar o desconhecido a conhecer."





Entende-se por racismo a valorização, generalizada e definitiva, de diferenças, reais ou imaginárias, em proveito do acusador e em detrimento da vítima, a fim de justificar os seus privilégios ou a sua agressão.





Na verdade, o racismo não tem fronteiras e nacionalismo, bairrismo, regionalismo ou tribalismo, o efeito é o mesmo: a intolerância frente ao Outro que não é igual a mim: no corpo, na língua, na religião, nos costumes ou nas crenças.







E em outro plano das sociedades desenvolvidas, no simples direito à cidadania ou no estatuto social.















Link:
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=racismo&meta=&aq=f&oq=;http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Nenhum comentário: